A COMUNHÃO ESPIRITUAL
Intimidade com Jesus Cristo
Segundo São Tomás de Aquino, "a realidade do sacramento pode ser obtida antes da recepção ritual do mesmo sacramento, somente pelo fato de se desejar recebê-lo”. (Suma Teológica, III). Ou seja, podemos comungar espiritualmente, alcançando os mesmos méritos, e recebendo as graças sobrenaturais necesárias à vida espiritual.
O QUE É A COMUNHÃO ESPIRITUAL?
Comungar é receber o sacramento da eucaristia – o corpo, sangue, alma e divindade de Cristo, nas formas do pão e do vinho. Mas não só. Podemos também nos unir a Jesus Cristo fazendo uma comunhão espiritual, que poderá ter tanto ou até maior fruto que a mesma comunhão eucarística, dependendo do fervor com que o fiel se empenhe e da liberalidade de Deus.
A comunhão sacramental pode ser recebida duas vezes por dia, se a segunda vez que se comunga seja feito participando de um Missa, conforme estipula o Código de Direito Canônico, cânon 917.
A comunhão espiritual, entretanto, pode ser feita em qualquer momento, em qualquer lugar, quantas vezes se queira.
Santo Afonso Maria de Ligório nos explica muito sinteticamente o que é a comunhão espiritual: “consiste ela no desejo de receber a Jesus Sacramentado e em dar-lhe um amoroso abraço, como se já o tivéssemos recebido”.
Esta devoção é muito mais proveitosa do que se pensa e muito fácil de realizar. Ela não se restringe, no entanto, a recitar uma oração. Para uma boa comunhão espiritual, recomenda-se que se faça: 1 – um ato de Fé na Eucaristia (creio que estais presente na Eucaristia!); 2 – um ato de amor (Amo-te, Jesus, sobre todas as coisas!); 3 – um ato de desejo (desejo receber-te em minha alma!); 4 – Por fim, um pedido: (venha espiritualmente a meu coração, permanece em mim e faça que nunca te abandone!).
O Papa São João Paulo II, na encíclica “A Igreja vive da Eucaristia”, afirma: de forma real ou virtual (espiritual), devemos comungar sempre com o Senhor. A Eucaristia foi feita para os cristãos e os cristãos para a Eucaristia.
O centurião romano, um pagão (Mt 8, 5-17), viveu a experiência da comunhão espiritual quando disse: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa, mas dizei uma só palavra…”. A comunhão com Cristo, através de um ato de fé, de esperança e de amor, obteve sua conversão e a cura de seu servo.
Este é o efeito esperado em nós, na comunhão espiritual!
Faça uma comunhão espiritual
Ó Santíssima Mãe de Deus, no momento em que me preparo para a comunhão espiritual, imploro vosso auxílio.
Tenho em mente, de modo especial, o período santo e glorioso em que Nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em vosso claustro virginal, estava convosco noite e dia. E peço-vos que, pelos méritos de tal fase de vossa vida, me obtenhais um desejo ardente de receber em meu pobre coração o Santíssimo Sacramento. Também tenho em mente, ó Mãe Santíssima, a vossa Primeira Comunhão, quando da celebração da primeira Missa no Cenáculo. Com que atos inefáveis de Adoração, de Ação de Graças, de Reparação e de Petição recebestes, então, em vosso peito, o Santíssimo Sacramento! E pondero com enlevo que, segundo é lícito crer, daí por diante a presença Eucarística se conservou em Vós ininterruptamente até o último instante de vossa vida terrena. Quantos atos de piedade perfeitíssimos, em decorrência, fizestes então a vosso Divino Filho, ó Mãe!
Inspirado em vossa fé creio com toda a alma na presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo na Santíssima Eucaristia. E me recordo, neste momento, das numerosas comunhões que tive a honra e o gáudio espiritual de receber ao longo de minha vida. Recordo-as com amor, gratidão e saudade, pois, para atender aos meus deveres de estado, estou privado dessa graça inefável, nas circunstâncias em que ora me encontro.
A idéia de que, neste instante, eu poderia estar recebendo Nosso Senhor Jesus Cristo realmente presente na Sagrada Eucaristia, me transporta de amor.Não podendo comungar sacramentalmente neste momento, apresento-me entretanto a Ele, na qualidade de servo de amor. Faço-o por vosso intermédio, ó Santíssima Mãe de Deus, e peço que me obtenhais um ardente desejo de receber a Comunhão Sacramental agora mesmo, se tal fosse possível. E, assim, espero que esta comunhão espiritual seja bem acolhida pelo meu Divino Salvador.
Pelos rogos de Maria, os quais jamais deixais de atender, eu vos peço, ó Senhor, que me obtenhais todas as graças necessárias para a minha salvação. Amém.
Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento,
rogai por nós.
FÓRMULA DE SANTO AFONSO PARA A COMUNHÃO ESPIRITUAL
"Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós. Amém."